Hoje as informações estão surgindo com tanta velocidade que muitas das vezes ficamos atônitos e sem saber o que pode acontecer em menos de um minuto. Porque em menos de um minuto muitas coisas podem acontecer. Você pode ficar rico de uma hora para outra, olha que beleza! Mas deixando a brincadeira de lado, que pode até se tornar realidade. Vamos ao que interessa.
Eu sempre tive muitas dificuldades para entender o assunto de um texto, por exemplo, principalmente quando o tal é complexo. Há alguns anos que pesquiso sobre o cérebro para obter uma memória boa, estou tentando colocar as informações obtidas nesse período de pesquisa em ordem.
Como o tempo voa e não dá para esperar muito, decidi fazer este artigo com algumas dicas que podem ajudar você a melhorar a sua compreensão e a sua concentração. É importante ressaltar que eu não sou nenhum especialista no assunto, todavia as orientações são de profissionais como psicólogos, neurocientistas e outros que lidam com este tema.
Com um pouco de treino e alguns hábitos sadios, poderá obter um resultado satisfatório. É claro que são muitas as formas de se educar para obter resultados surpreendentes, e não é tão rápido, depende do seu interesse e da sua dedicação. Podemos melhorar a cada dia; persistindo com fé, a gente chega lá.
Vamos começar o nosso treinamento
Para entender o assunto dispondo de um tempo livre.
Quando estamos muito estressados a nossa mente não consegue absorver nada daquilo que estamos estudando é por isso que fica difícil entender o assunto.
Há momentos que precisamos de descanso, diversão e até mesmo de viajar. Quem não gosta de viajar? Assistir a bons filmes, ouvir boa música, em fim, precisamos dirimir o estresse, a depressão e a ansiedade, porque são coisas que atrapalham o desempenho da memoria.
Atividades físicas podem melhorar o desempenho da memoria. Uma boa caminhada também ajuda a oxigenar o cérebro, claro que precisa ter permissão do seu médico, principalmente se faz uso de remédios para hipertensão. Não é aconselhado fazer atividades físicas sem antes consultar o médico.
Alimentação
Ter uma alimentação saudável é de suma importância. Alguns alimentos são benéficos para a saúde do cérebro. O bom funcionamento da memoria vai depender da saúde do nosso corpo. O profissional mais adequado para se consultar é um nutricionista funcional, ele vai verificar se há deficiência de alguma vitamina ou índice de anemia.
Ômega 3
O ômega 3 é um tipo de gordura saudável que contribui para a saúde do corpo, inclusive do cérebro, melhorando o desenvolvimento dos neurônios. A memoria fica mais ativa e melhora a concentração. O ômega 3 está presente em alguns tipos de peixes e sementes oleaginosas.
Nem todos os ômega 3 são iguais. O bom é o de cadeia longa (ácidos graxos de cadeia longa), ele pode ser encontrado nos peixes de águas profundas como salmão, atum, albacora e cação.
Os ômega 3 com poucos benefícios são os de cadeia curta e são encontrados em óleos extraídos de soja, de girassol, de milho. Também presentes em alguns vegetais verdes como brócolis, rúcula, couve, espinafre e alface.
Uma semente que se destaca é a linhaça, pois é excelente em fibras, ácidos graxos e proteína. Dela se retira o óleo de linhaça, que é rico em Ómega 3, Ómega 6 e Ómega 9. Por conta do seu alto valor nutritivo é considerado um alimento funcional. Há, no Brasil, duas variedades marrom e dourada.
A Importância do Sono
É importante ressaltar que para termos um cérebro com saúde a primeira coisa que se deve fazer é ter uma noite de sono tranquila, o sono ajuda o cérebro a organizar a bagunça de um dia estressante; uma noite de sono conflitante pode trazer consequências drásticas para a saúde do cérebro. Especialistas no assunto recomendam 8 horas por dia de sono tranquilo.
Caso tenha problemas para ter uma noite de sono tranquila, procure um neurologista, pois ele é o profissional mais qualificado para tratar esse problema. Além disso, recebeu treinamento clínico e neurofisiológico específico e conhece a função cerebral e o seu impacto no comportamento humano.
Exercícios para melhorar a atenção e a concentração
Um exercício simples, porem poderoso que vai te ajudar, e muito, na sua concentração é assistir a vídeos com a velocidade acelerada, parece que não, mas quando assistimos a um vídeo demorado, logo desistimos dele.
No artigo anterior: Concentração Evitando as Distrações eu mostrei a vantagem de assistir aos vídeos com a velocidade acelerada e ele foi o complemento do vídeo: Você Sabia. Nesse vídeo eu ensino como instalar a extensão “Vídeo Speed Controller” no navegador chrome do computador.
Técnicas de Memorização e Aprendizagem
Conclusão – Uma memória capaz de raciocinar e entender o assunto
Os exercícios para melhorar o rendimento da memória são inúmeros. Como foi dito no inicio, estou tentando colocar em ordem as informações das pesquisas sobre a obtenção de uma memória boa, que seja capaz de raciocinar e entender o assunto com mais clareza, mesmo que o assunto seja complexo.
Pretendo fazer mais artigos com esse assunto para juntos treinarmos a nossa memória e obtermos sucesso não só nos estudos, mas em todas as áreas, seja profissional ou espiritual.
Por Julio Ferreira Lima
Referencias
Índice
Toggle