Renda Extra

Renda Extra

Samuel Klein, Um Homem de Fibra

Um homem de fibra, Samuel Klein, sua história é um grande exemplo de perseverança e muita garra. Sua educação dos […]

Um homem de fibra - Samuel Klein

Um homem de fibra, Samuel Klein, sua história é um grande exemplo de perseverança e muita garra. Sua educação dos 5 aos 7 anos foi com rabinos, pois a família era religiosa, ao sair dessa escola foi para outra, não judaica. Aos 8 anos aprendeu o ofício do pai, que era carpinteiro, e, apesar de ser uma criança, passou a ajudá-lo.

Em 1937 os pais mudaram para Lipa em busca de oportunidades de trabalho. Ele passou a parte da infância ajudando o pai na carpintaria, trocou as brincadeiras de criança pelo trabalho. Quando adolescente passou a vender amoras da região e, com muito cuidado, arrumava as amoras num cesto para atrair os clientes.

Teve que interromper os estudos por conta dos xingamentos e das agressões que sofria na escola por ser judeu. As dificuldades não o impediram de seguir em busca do seu objetivo. Em 1º setembro de 1939 a Alemanha invadiu a Polônia. Era o início da Segunda Guerra Mundial, com a invasão dos nazistas a Polônia, esse homem de fibra e o pai foram levados para Majadanek, o terceiro maior campo de concentração, e obrigados a trabalhos forçados.

A mãe e os cinco irmãos mais novos, foram para o campo de Extermínio de Trebinka. Ele conseguiu fugir dos soldados, e disse que foi se escondendo e entrando no trigal sem saber para onde estava indo, mas tinha a certeza de que estava se afastando do grupo. Após passar a noite na plantação, encontrou-se com cristãos fugitivos que o ajudaram a fugir.

Ele chegou a voltar para sua casa, que praticamente estava destruída. Trabalhou nas proximidades em troca de comida, com o fim da guerra, encontrou a irmã Sezia e o irmão Salomon. 

Em 1946 eles partiram para a Alemanha e para surpresa deles reencontraram com o pai em Munique, que por milagre, ainda estava vivo. 

Cinco anos na Alemanha vivendo das vendas de produtos para as tropas aliadas, conseguiu fazer uma economia. Casou-se com uma moça alemã, Chana Wangerin, e teve um filho com ela.

Decidiu ir para a Bolívia com a esposa e o filho, todavia a situação na Bolívia estava complicada por conta da revolução de 1952. Klein e a esposa decidiram morar no Brasil, ele foi primeiro para a casa da tia, que morava no Rio de Janeiro, e ficou por um tempo até conseguir visto.

Em menos de dois meses recebeu autorização para morar no Brasil. Chamou a mulher e o filho Michael e após alguns meses foram para São Paulo. Klein, um homem de fibra, reencontrou com um amigo de Berlim, que estava trabalhando como mascate, e esse amigo o levou a São Caetano do Sul convencendo-o a trabalhar como mascate também. Ele foi com a família e com o sonho de prosperar.

Uma visão de Águia

Visão de águia
 

Juscelino Kubitschek abriu caminho para a instalação das indústrias automobilísticas em São Paulo e veio muitas pessoas do Norte e Nordeste do Brasil. Klein teve uma visão de águia, esse homem de fibra viu uma oportunidade de crescer como mascate vendendo roupas de cama, mesa e banho pelas ruas da cidade.

Com uma charrete que havia comprado de um comerciante que percorria o comércio do Bom Retiro, zona central de São Paulo, refúgio dos imigrantes judeus e árabes nos anos 50; vendia para as pessoas que tinham poucos recursos financeiros.

Esse homem de fibra trabalhou duro por cinco anos

Klein teve muitas dificuldades no início, mas aos poucos foi melhorando. Foram cinco anos de muito trabalho; e com as economias que fazia comprou uma loja e deu o nome dessa loja de Casa Bahia, em homenagem aos clientes que eram a maior parte do nordeste e vieram se aventurar no local.

Esse homem de fibra ampliou o seu negócio com a venda de colchões, móveis e outros. Essa pequena loja foi o início de um grande negócio contando com 561 lojas pelo país, com 56 mil funcionários direto, já em 2007.

Conclusão

Com apenas o primário ele foi um empresário de destaque no Brasil e sempre acreditou nas pessoas mais pobres. Ele mesmo disse que quanto mais pobre é uma pessoa mais honesta ela é. Quando vendia de porta em porta ele dava a possibilidade das pessoas de pagarem parcelado pelos produtos.
 

Uma história de sucesso narrada com base em pesquisas na web em reportagens G1 

Por Julio Ferreira Lima
 
 
Biografia

Nasceu em 15 de novembro de 1923 em Zaklików, Subcarpácia, Polônia

Morreu em 20 de novembro de 2014 com 91 anos em São Paulo, SP
Era polaco naturalizado brasileiro

A esposa Chana Wangerin e os filhos: Michael Klein (empresário), Saul Klein, Eva Klein, Oscar Klein.
Samuel Klein era Empresário.

Ontem foi ontem, já passou. Hoje é hoje e é o que nos importa.
Amanhã, o futuro, a Deus pertence.
 
Samuel Klein

Procurando por cursos profissionalizantes?

 
Curta a minha Página, visite o meu Canal no You Tube e me segue nas Redes Sociais: 
Twitter – Instagram – Facebook – Linkedin – Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima